Aromatização de Ambientes

Perfume para dormir: fragrâncias na cama ajudam a relaxar após dia corrido

aromaterapia melhora o sono

Antes de dormir, Cleópatra perfumava a si e ao seu leito. Marilyn Monroe já teria dito, em uma entrevista, que dormia apenas com duas gotas de Chanel Nº 5. Romana Novais, esposa do DJ Alok, contou, em maio, em seu Instagram, que costuma usar um pouco da fragrância “Soleil Blanc”, da Tom Ford, antes de ir para a cama. O hábito parece inusitado para quem gosta de se perfumar apenas em ocasiões especiais, mas ele está na história e é bastante comum.

“A perfumação para dormir entra em um ritual de relaxamento. As pessoas criam hábitos para se desligar”, fala a avaliadora olfativa Celina Bianco, da FRAGRAM, perfumaria e museu do perfume em Gramado (RS). “E, no caso dos brasileiros, é muito comum relacionar o banho e perfumação a esse momento de relaxamento.”

E não é preciso usar aquele perfume caríssimo para obter esse hábito. Desde o aroma do sabonete que você usa no banho até a fragrância do hidratante que passa em seu corpo antes de dormir são formas de perfumação para ir para cama. 

Memória olfativa

A publicitária Natalia Cunha, 32, nem lembra exatamente quando adquiriu o costume de usar perfume na hora de dormir. “Acho que é algo que herdei da minha infância, até porque uso o mesmo perfume da Giovanna Baby”, fala. Borrifar um pouco da fragrância faz parte do ritual dela de desligar da correria do dia a dia. “Não consigo dormir sem tomar banho, me ajuda a entender que acabou o dia e a relaxar. O perfume combina com esse ritual. É um momento bom, de ‘missão comprida’. É o único perfume meu que não pode acabar.”

Aromas atalcados, como o da Giovanna Baby, são um dos favoritos para esse momento. “Porque eles lembram o conforto, do cuidado de quando se é um bebê”, fala Celina Bianco. Além do produto da fragrância infantil, Natalia também usa a colônia infantil Jonhson´s de Lavanda. Outro grande favorito. “E na aromaterapia faz sentido, já que é um caminho olfativo que auxilia nesse ritual de desligamento”, comenta a especialista. 

Além dos atalcados e da lavanda, cheiros aldeídicos, como o Chanel n5 e do sabonete Lux, são muito relacionados a limpeza. Por isso costumam fazer parte da perfumação para dormir, junto com os cheiros doces, com notas orientais e quentes. “Que são vistos como sensuais, os favoritos de quem gosta de trazer esse tipo de sensação quando se vai dormir com o parceiro”, afirma Celina. 

Como usar perfume na hora de dormir

Celina Bianco afirma que o ideal é que o perfume que você usa para dormir não tenha fixação. “Ele tem que ficar no seu pijama, na sua roupa de cama, porque é apenas para embalar aquele momento de sono e para não brigar com a fragrância que você usa no dia a dia”, afirma a especialista. Por isso, há algumas formas de aproveitar os aromas. 

Por exemplo, caso você goste muito de um perfume, mas o ache muito forte para o sono, você pode aproveitá-lo de outras maneiras. “Uma forma é borrifá-lo em um hidratante sem cheiro, de base neutra, para suavizar a fragrância”, fala a avaliadora olfativa. Caso queira ter o produto pronto, pode investir em body mists e body splashs, que costumam já ser mais refrescantes. 

Em contrapartida, caso não queira diminuir a qualidade de seu sono, evite alguns tipos de cheiros. “Aromas como tangerina, hortelã-pimenta e alecrim são muito energizantes, estimulantes para esse momento”, diz Celina.

Ainda assim, é importante ressaltar preferências e o efeito de cada aroma são, de acordo com a perfumaria, aspectos muito pessoais. O que é aconchegante para Natalia Cunha, sensual para você, pode não ser para outras pessoas. “O importante é que o cheiro te leve para um lugar legal”, diz a especialista. 

Fonte: Yahoo

You Might Also Like