Aromatização de Ambientes

Óleos e cheiros que ajudam a tranquilizar

aromas cheiros e oleos essencias que relaxam

Em tempos de quarentena, as pessoas têm recorrido cada vez mais a ferramentas que auxiliam no equilíbrio físico e mental. Umas das terapias alternativas mais procuradas no momento têm sido a aromaterapia, uma técnica que faz uso de aromas provenientes de óleos essenciais com o objetivo de auxiliar na saúde física, mental e emocional, utilizada há muitos anos como tratamento complementar.

A farmacêutica Heloisa Cristina Megassi Aguiar Gomes, de 37 anos, explica que a aromaterapia trabalha com o nosso olfato e, ao inalarmos o aroma liberado pelos óleos essenciais, os canais olfativos mandam mensagens diretamente para o sistema límbico, que é a parte do nosso sistema nervoso central responsável pelas sensações e emoções que sentimos. “Cada componente ativo no óleo vai estimular uma sensação diferente e específica”, diz Heloisa, da Almaderma.

É possível obter benefícios terapêuticos utilizando os óleos essenciais, que por sua vez são substâncias naturais extraídas de plantas. A farmacêutica da Artpharma, Monica Laila Rodrigues, de 33 anos, diz que os óleos são substâncias naturais, complexas, de poder volátil e com fragrâncias que variam de acordo com as plantas que as produzem e são extraídas. “Estas substâncias podem ser encontradas nas flores, nas folhas, nos caules, nas hastes, nos pecíolos, nas cascas ou em raízes”, comenta a farmacêutica Monica.

Os óleos essenciais podem ser encontrados nas farmácias de manipulação e, para obter o resultado esperado através dos mesmos, é importante se atentar ao uso correto deles. “As composições destes aromáticos são líquidas e como a pessoa precisa sentir o cheiro do aroma para ativar a sensação ou estado de ânimo que deseja, ela pode pingar gotinhas deste aroma em um difusor e colocá-lo no ambiente que desejar”, explica Heloisa.

RELAXAMENTO
Recomenda-se que a pessoa estabeleça uma relação entre o ambiente e a sensação que ela deseja, por exemplo, se o intuito é descansar e relaxar, o óleo essencial de lavanda é recomendado para estimular esse efeito justamente por possuir componentes ativos que auxiliam nesse processo, sendo assim, você pode aromatizar o seu quarto com este componente e ter boas noites de sono e descanso.

Aliás, Mônica comenta que o os aromatizadores que possuem efeito tranquilizante e calmante são os mais procurados no momento. “Nesse período de quarentena e de isolamento social percebemos um aumento pela procura destes tratamentos complementares, principalmente os que possuem efeito calmante. Além da lavanda as pessoas têm procurado a camomila romana e a aloe vera”, explica.

E completa. “Apesar de serem composições naturais, os óleos essenciais podem provocar reações alérgicas em pessoas que sejam mais sensíveis aos componentes de cada óleo. Neste caso é importante procurar a orientação de um profissional da saúde para verificar se você pode desenvolver alguma reação ao utilizar os componentes, no entanto, eles não costumam provocar alergias.”

ÓLEOS ESSENCIAIS
Apaixonada por artesanato e pela natureza, a empresária Mariceli Santana, de 30 anos, desenvolveu uma produção artesanal de sabonetes, hidratantes e incensos naturais em prol da aromaterapia. Os produtos são compostos por óleos vegetais e essências onde ela utiliza técnicas da fototerapia para auxiliar na cura de doenças físicas, além da fitoenérgetica que estuda a vibração energética das plantas e é utiliza para reequilíbrio da energia.

A união de todos esses conceitos resultou na criação do seu projeto chamado Natureza em Cheiro, com o objetivo de incentivar e potencializar o autocuidado e o autoamor, principalmente das mulheres. “Eu busco utilizar componentes naturais para proporcionar um momento único de sensação de relaxamento, bem-estar físico e emocional. Venho desenvolvendo estudos e pesquisas acerca dos benefícios da aromaterapia, da fitoenergética, e da fototerapia para empregar estes conceitos de tratamento complementar nos produtos que desenvolvo”, diz Mariceli.

Atualmente, entre os produtos que confecciona, a empreendedora destaca a composição e os benefícios de seus sabonetes. “O sabonete de carvão ativado, manteiga de cupuaçu e óleo essencial de melaleuca é indicado para cuidar de peles oleosas com tendência a acne, pois ele promove a esfoliação, limpeza profunda e a diminuição dos poros”, adianta.
A manteiga de cupuaçu possui ação anti-inflamatória e é uma espécie de calmante para a pele. Já o óleo essencial de melaleuca ajuda a diminuir a irritação, produzindo efeito cicatrizante sendo eficaz no combate contra vírus e bactérias. “Só neste produto já conseguimos obter uma série de benefícios”, conta.

Além dos produtos que estimulam o cuidado da pele, há também aqueles que buscam aflorar sensações através do aroma, que é o caso dos incensos. Eles promovem sensações físicas e emocionais e cita o de alecrim (combate o estresse e ajuda na preservação da memória), a lavanda (efeito tranquilizante e relaxante) e capim cidreira (ajuda a combater a insônia e os pesadelos.

Confira os benefícios:
Para dor de cabeça e enxaqueca: óleo essencial de hortelã pimenta;
Para insônia: óleo essencial de camomila;
Para vias respiratórias: óleo essencial de eucalipto;
Para aliviar o cansaço: óleo essencial de cravo;
Para mulheres com TPM (Tensão Pré-Menstrual): óleo essencial de gerânio
Para auxiliar no sistema digestivo: óleo essencial de laranja doce;
Para estimular o fortalecimento do sistema imunológico, no combate a vírus bactérias e fungos: óleo essencial de melaleuca.

You Might Also Like