Aromatização de Ambientes

Fragrâncias escapistas: aromaterapia com seu próprio perfume

perfume aromaterapia

Seja qual for o humor em que você se encontre, os perfumes criados a partir das notas de aromaterapia podem te oferecer um doce alívio. De estimuladores de felicidade a analgésicos, a aromaterapia tem função garantida na rotina de cuidados emocionais há décadas. A diferença hoje é que você pode desfrutar de benefícios similares aos dos óleos essenciais puros com um perfume.

Estudos apontam que o cheiro estimula 75% das emoções. Pensando nisso, muitos dos lançamentos de fragrâncias contém notas individuais com efeitos comprovados de melhora do humor. A bergamota, encontrada no Aqua Allegoria Orange Soleia, da Guerlain, elimina pensamentos ansiosos, de acordo com a revista Physiology & Behavior. Enquanto a Universidade de Tubingen, na Alemanha, descobriu que a baunilha – base do Bronze Goddess Eau Fraiche Skinscent, de Estée Lauder – faz você se sentir mais calmo e reduz os reflexos de estresse do corpo.
Mas isso não é tudo. Qualquer coisa que cheira bem vai fazer você se sentir bem. Portanto, um perfume cítrico e quente como o California Dream, da Louis Vuitton poderia ser tão eficaz quanto tomar banho de óleo de lavanda.

Como um perfume pode melhorar seu humor?
Quando você inala um perfume, ele estimula o sistema límbico, o centro de controle emocional do cérebro, onde o medo e a alegria se originam. “Se um aroma lembra um momento em que você se sentiu feliz, seu cérebro libera substâncias químicas que melhoram o humor, incluindo a serotonina”, diz o professor Tim Jacob, neurologista da Escola de Biociências da Universidade de Cardiff, no Reino Unido. Mergulhar em memórias positivas também nos faz respirar mais profunda e lentamente. Esse gesto, por si só, estimula a atenção plena e pode diminuir a pressão sanguínea.

Perfume X humor
Se você quer se sentir energizado:
Aromas cítricos, incluindo limão, laranja e bergamota, são garantia de estímulo e aumento de energia. Eles também são recursos perfeitos para momentos em que você precisa melhorar sua produtividade.
“Os aromas cítricos nos revivem”, diz o perfumista inglês Roja Dove. “Isso ocorre porque eles têm um cheiro fresco. Mas também porque as moléculas do perfume têm vida curta. Ao usá-los, você experimenta o movimento das moléculas de limão e laranja à medida que evaporam na pele. Essa explosão de energia é incrivelmente estimulante”.

Se você quer se sentir calmo: Bosques aveludados, almíscar suave e baunilha cremosa podem fazer você imaginar que está escondido em um esconderijo silencioso. Eles são tão reconfortantes que parecem um abraço. As pesquisas de fragrâncias também lembram que as grandes crises mundiais nos atraem para os aromas da infância, motivo pelo qual as pessoas estão embusca de aconchego e carinho durante a pandemia. “A maioria das pessoas está buscando aromas da natureza e de ar livre”, explica Dove. “Eles desenterram lembranças de um tempo mais despreocupado, quando tudo parecia certo com o mundo”.

Se você quer lembrar dos feriados: 35% de nossas memórias estão ligadas ao olfato. É por isso que os perfumistas geralmente tentam engarrafar um determinado momento no tempo para transportá-lo para algum lugar com boas vibrações. Um exemplo é o Ibiza de Paula, que o diretor criativo da Loewe, Jonathan Anderson, diz: “me lembra os verões ensolarados que passei em Ibiza na adolescência”. O efeito é quente e levemente aquático, como pele salgada tingida com filtro solar que seca no calor. Depois de alguns segundos, é como se a praia estivesse a uma curta distância.

Perfumes para teletransportar

California Dream Cologne, Louis Vuitton –
O perfumista da Louis Vuitton, Jacques Cavallier Belletrud, partiu para um pôr do sol em Los Angeles. E ele consegue! Frutas cítricas frescas evocam o céu azul antes que o almíscar quente e o benjoim tingido de baunilha entrem para recriar o calor suave e crepitante do sol se pondo. É o tipo de perfume que você usaria bebendo um vinho rosé em um terraço.

Les Eaux de Chanel Paris – Riviera, Chanel –
Segundo o perfumista da Chanel, Olivier Polge, esse perfume “reflete o espírito alegre e ensolarado da Côte d’Azur na década de 1920 e o ambiente animado das noites de festa”. A combinação de jasmim, cítricos frescos e sândalo captura a promessa de mares azuis e da dança da luz do sol.

CK One Summer, Calvin Klein –
Fresco, herbal, o local perfeito para um refresco de verão. Primeiro gengibre, tangerina e uma pitada de sal marinho tocam a pele. Em seguida, surgem ervas e bosques de dunas, levando sua mente diretamente para a praia, enquanto o sol se põe e a brisa do mar se aproxima.

Aqua Allegoria Orange Soleia, Guerlain –
Pense em bosques cítricos da Sicília embebidos em sol quente. Um coquetel crocante de laranja vermelha e bergamota é temperado com fava tonka cremosa e um toque inesperado de hortelã-pimenta.

Paula’s Ibiza, Loewe –
Duas palavras: suave e sensual. São necessárias notas improváveis para conjurar o cheiro de uma ilha, mas a mistura de água de coco e algas marinhas, além de tangerinas salpicadas, troncos e flores de frangipani cremosas, é bem-sucedida. Enquanto isso, o balão de cor arco-íris, ao lado de patchouli e incenso, captura o passado boho da ilha nos anos 70.

Bronze Goddess Eau Fraiche Skinscent, Estee Lauder –

Gardênia do Tahiti, juntamente com coco cremoso e âmbar quente, sândalo e baunilha lembram a pele bronzeada e úmida.

Nomade Absolu de Parfum, Chloe –
Uma partida dos cheiros rosados que se tornaram clássicos do culto à Chloe. Este é decididamente mais boho, pois uma mistura de musgo de carvalho, ameixa doce e sândalo absorve desertos banhados pelo sol com a pele quente e terrosa.

Waterlily Cologne, Jo Malone – 
Este perfume captura o aroma de plantas aquáticas flutuando serenamente em um lago de jardim – um perfume que poderíamos adivinhar de olhos vendados.

Fonte: Marie Claire

You Might Also Like