Aromas

Aromas e fragrâncias de flores podem trazer felicidade

Qual é aquele aroma que te traz paz, conforto ao teu coração? O cheiro forte de um café, que exprime a comunhão da família à mesa para, ou talvez aquela colônia que sua mãe passava ao te arrumar para ir à escola?

É, meus amigos, os aromas podem despertar diversos sentimentos na nossa vida. Não à toa, o olfato faz parte de um dos principais sistemas do cérebro – aquele responsável pelas emoções. Sentir um cheiro bom pode até estimular a produção da ocitocina, o hormônio do prazer.

É isso o que explica o sommelier de fragrâncias, Ricardo Assi. “A memória olfativa é sim uma das mais importantes, afinal de contas é o primeiro sentido a ser desenvolvido durante a gestação. Numa fase da vida onde nenhum sentido ainda é desenvolvido o suficiente, o olfato já cria pontes sólidas com o campo emocional. É o cheiro da mãe que acalma, é o cheiro do leite que aconchega…”.

Nesse momento que estamos vivenciando, vimos o quanto tantas pessoas sofreram com a hiposmia, perda do olfato, que é um dos principais sintomas da Covid-19. Isso porque sentir os odores é algo essencial ao ser humano.

“É um sentido que funciona de maneira involuntária. Você pode escolher não ver, fechando os olhos, escolher não ouvir tampando os ouvidos, não saborear fechando a boca, e até não tocar em nada, mas respirar é visceral, e mesmo que inconsciente, os cheiros são captados e armazenados, durante toda a nossa jornada de vida. Tornando-se quase que como uma fotografia, capaz de guardar, momentos, pessoas, sentimentos, sabores, lugares e muitas, mas muitas emoções”, disse.

E um dos aromas mais revigorantes para o ser humano é, sem dúvidas, o cheiro das flores. “Na sua grande maioria as notas florais trazem diversão, alegria, felicidade, cor, vibração, feminilidade, elegância, sensualidade e mais uma infinidade de sensações que, se combinadas a outras notas, são uma família olfativa vasta, cheia de vertentes, percepções e sensações que vão tornar a sua fragrância inesquecível”, avalia o sommelier.

Fragrância promete transmitir felicidade

E uma dessas rosas que exprimem este sentimento de alegria é a flor emblemática Íris Pálida de Florença, a flor da felicidade. Ela é tão, mas tão simbólica, que foi escolhida para compor um perfume especialíssimo que será colocado em um frasco elaborado há mais de 70 anos. O frasco exibe a beleza da mulher e foi batizado de “O Sorriso de Cristal”.

É neste frasco histórico, com esta flor transmissora de alegria, que foi concebida a fragrância La Vie Est BelleIntensément, da Lancôme.

“Essa fragrância com tons mais quentes e mais vibrantes, inspirada na felicidade que quando compartilhada se torna ainda mais intensa, e por isso uma estrutura olfativa com notas ainda mais marcantes, vibrantes, quentes, cremosas e gourmands, uma combinação floral entre jasmim, flor de laranjeira, e a emblemática flor de La vie est belle, a Iris escarlate, são combinados com notas quentes como baunilha vermelha, sândalo e pimenta rosa, criando uma sensação ainda mais intensa e vibrante”, explicou.

É um perfume feito com inúmeros ingredientes com o principal objetivo de te deixar mais feliz. E Ricardo Assi faz parte deste trabalho desafiador. “As fragrâncias têm tudo de especial, elas têm a missão difícil e ousada de além de te manter perfumado, também transmitir a sua mensagem de personalidade, de humor, de estilo e deixar a sua marca por onde quer que você passe”, completou.

Fonte: Razões para acreditar

You Might Also Like